Contribuímos com o desenvolvimento do país, atuando de forma sustentável, superando as expectativas de todos os nossos clientes.

(19) 2114-5000

faleconosco@garbuio.com.br

Rodovia Anhanguera, Km 143, Limeira - SP, CEP: 13140-000

Bem-vindo à Transportadora Garbuio!
Siga-nos!
Topo

Como deve ser feita a sinalização das cargas perigosas?

Cargas perigosas são definidas como produtos que podem oferecer algum risco, direto ou indireto, à saúde, ao meio ambiente e/ou à segurança da população.

Como previsto na Resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nº. 5232/16 e no Manual de Ensaios e Critérios publicado pela ONU, são exemplos de cargas perigosas: produtos inflamáveis, substâncias químicas e tóxicas, gás natural, entre outros.

O transporte desse tipo de material requer uma maior atenção na cadeia de transporte, devido ao elevado risco no manuseio e fornecimento destes materiais ao longo de toda sua cadeia de produção. Há riscos inerentes – não apenas à população em geral e ao meio ambiente -, mas também aos funcionários envolvidos diretamente no transporte. Por isso, a realização do transporte desse tipo de carga é regulamentada, e são necessários cuidados para prevenir, minimizar e até eliminar os riscos de acidentes ao longo do percurso.

No Brasil a ANTT determina um padrão específico quanto às formas de acondicionamento e sinalização destes produtos. Bem, como a classificação dos diferentes tipos de produtos, que podem ser resumidos em nove principais classes de risco:

  1. Explosivos;
  2. Gases;
  3. Líquidos inflamáveis;
  4. Sólidos inflamáveis;
  5. Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;
  6. Substâncias tóxicas e infectantes;
  7. Material radioativo;
  8. Substâncias corrosivas;
  9. Substâncias e artigos perigosos diversos.

Além disso, é realizada a fiscalização e monitoramento do cumprimento normas estabelecidas pelo órgão.

Quando realizado o transporte de quaisquer tipos desses materiais devem ser respeitadas as normas estabelecidas pela ANTT. A sinalização deve ser feita em todos os veículos e equipamentos utilizados no transporte, e corresponde aos rótulos de sinalização de risco e painéis de segurança.

Os rótulos de riscos devem especificar as classes de riscos principais do produto. Estes devem ser produzidos com materiais resistentes, para que permaneçam visíveis e intactos ao longo de todo o trajeto, e devem ser únicos, não sendo permitida a identificação de mais de uma classe de risco no verso de rótulos removíveis, por exemplo. Os modelos e tamanhos dos rótulos, bem como seu acondicionamento e instalação nos veículos e equipamentos estão regulamentados no manual da ANTT, que devem ser lidos regularmente pelas empresas e funcionários.

Já os painéis de segurança são aqueles que informam que o veículo está transportando produtos com alto grau de periculosidade e, portanto, apresenta riscos. Como previsto nas normas, os painéis devem ter 300mm de altura e 400mm de comprimento e devem conter as numerações de risco da relação numérica de produtos perigosos para o produto transportado, como previsto na norma. Assim como os rótulos de riscos, os painéis de segurança têm modelos e sinalização específicas, que também estão regulamentados no manual da ANTT.

Além disso, existem outros símbolos aplicáveis usados na sinalização de cargas perigosas, como para o transporte de substâncias a temperaturas elevadas é utilizado um símbolo triangular de cor vermelha com um termômetro sinalizado.

Tendo em vista os perigos inerentes no transporte de cargas desse tipo, as empresas comprometidas em realizar esse tipo de serviço devem atuar de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos de fiscalização e regulamentação. A fim de evitar possíveis acidentes e comprometer a integridade e a saúde de todas as partes.

Com mais de 50 anos no mercado, a Transportadora Garbuio garante qualidade na prestação de serviços e atendimento de seus clientes.

Além de contar com amplo parque de caminhões, maquinários e equipamentos periodicamente revisados e equipados, a empresa conta com uma equipe treinada e altamente qualificada, buscando excelência na sua prestação de serviços de acordo com as normas vigentes.

Compartilhar