O transporte de cargas é um dos setores mais importantes para a economia brasileira, uma vez que o país dispõe de uma extensa faixa territorial.
Com isso, vários tipos de cargas são levadas de um canto a outro do Brasil diariamente, cada uma com suas particularidades, cuidados e logística própria. Um exemplo disso é a carga a granel, que nada mais é do que as mercadorias que são transportadas em caixas, sacas, fardos, engradados, tambores, dentre outros compartimentos.
Como o transporte desse tipo de carga é caracterizado por um grande volume de carga, então é preciso tomar alguns cuidados especiais para que o serviço seja feito com qualidade. Vale destacar que a carga a granel também está caracterizada por ser, na maioria das vezes, mercadorias, produtos e suprimentos em seu estado bruto. Uma vez que não haverá qualquer tipo de embalagem fracionada separando devidamente a carga, então é necessário que esse transporte seja feito em caminhões específicos para tal ou até mesmo em containers para garantir um maior nível de segurança quanto à preservação da carga ao longo do transporte.
Quais são os tipos de carga a granel?
Existem dois grandes grupos de carga a granel: sólido e líquido. Uma vez que possuem naturezas distintas, é de extrema importância conhecer as diferenças entre esses tipos de cargas para que o transporte possa ser feito com a máxima segurança possível em ambos os casos.
A carga a granel sólida representa, na maioria dos casos, matéria-prima que pode ser medida em quilograma. No Brasil o principal exemplo desse tipo de carga são os produtos de origem agrícola, uma vez que o transporte via caminhões é um dos meios de escoamento da produção do agronegócio desde as regiões mais afastadas do centro do país. Sendo assim, itens como milho, café, soja, trigo, feijão, carne e demais produtos de origem agrícola formam os principais produtos de cargas a granel. Além disso, também compõem esse tipo de carga os minerais como bauxita, enxofre, minério de ferro e manganês que são extraídos em regiões centrais do país e precisam chegar ao litoral para posterior exportação.
Por outro lado, as cargas a granel do tipo líquido são os produtos como combustíveis, água, óleos vegetais e etc. Eles são essenciais para o país e precisam ser entregues ao longo do país com o maior nível de segurança possível para evitar acidentes.
Cuidados no transporte
Um dos primeiros cuidados a se ter quando do transporte de cargas a granel é justamente uma pesagem precisa e correta da carga. Com isso, o objetivo é evitar problemas relacionados ao excesso de peso que podem prejudicar o desempenho do caminhão ao longo da viagem e atrasar o processo de entrega, bem como situações mais graves como o tombamento do caminhão por causa do excesso de peso.
Também é preciso escolher o meio de transporte correto. As cargas líquidas como é o caso do combustível exigem caminhões equipados com tanques específicos para assegurar condições adequadas de temperatura e pressão. Já o caminhão container é o mais indicado para as cargas sólidas.
A segurança durante a viagem também é essencial. Por isso, fazer revisões periódicas nos caminhões e demais equipamentos que serão usados no transporte é de extrema importância para prevenir problemas no meio da viagem.
Dessa forma, o transporte de cargas a granel é um dos mais importantes para a economia brasileira. Com ele é possível deslocar os mais variados tipos de carga em grandes quantidades para todas as regiões do país. No entanto, esse tipo de transporte também requer cuidados especiais em decorrência do risco de acidentes ou falhas na logística que acabam comprometendo o serviço de transporte.
Transportadora Garbuio
Com mais de meio século atuando no setor de transporte de cargas, a Transportadora Garbuio é uma das referências em sua área de atuação. Dentre os diferenciais da empresa estão a utilização de processos bem planejados, amplo parque de caminhões que são renovados periodicamente, capacitação periódica da equipe de colaboradores, bem como ações pautadas na sustentabilidade.
Para mais informações é só clicar aqui.