Para os combustíveis chegarem até os postos de forma segura, cuidados pré-determinados são realizados ao transportar esse material altamente inflamável. Se engana quem pensa que realizar esse trajeto é uma tarefa simples e feita por qualquer pessoa. Essa é uma atividade altamente regulamentada, e preza pela segurança de todos.
Realizar esse transporte requer muito planejamento e realização de padrões, isso porque qualquer falha no momento do transporte pode provocar prejuízos indevidos e de alto risco. O órgão brasileiro responsável pela gestão de transportes no país, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), classifica o combustível como um tipo de carga perigosa para locomoção.
Transporte do combustível
O processo de transporte deste material começa a partir das refinarias, o seu ponto de partida. Essa locomoção acontece por meio de rodovias para as diversas distribuidoras por todo o país. A partir da sua chegada às distribuidoras, o conteúdo é levado até os postos, onde são abastecidos e ficam à disposição dos consumidores.
Como o transporte da gasolina, diesel e etanol é realizado em sua maior parte por rodovias, eles são levados por caminhões-tanque. Esses tanques devem ter seções elípticas e revestimento em aço. Sua capacidade é de em média 5.000 litros.
Normas para o transporte de combustíveis
Como disse anteriormente, essa atividade é muito bem regulamentada, isso porque existem regras já pré-estabelecidas pela legislação que promovem cuidados essenciais.
O trajeto só pode ser feito por motoristas que possuem certificação no curso de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos (MOPP) e, além disso, as cargas devem conter um certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) e o Certificado de Inspeção Veicular (CIV).
Além disso, é interessante dizer que esses caminhões devem conter uma sinalização específica que indica o transporte de carga perigosa.
Cuidados necessários
Após ter conhecimento de todas as normas vigentes sobre o transporte dessa carga, é importante pontuar as necessidades de cuidados com o tanque:
- Isolamento térmico
- Proteção contra vazamentos
- Apoio a possíveis emergências
Para cuidados e boas práticas desse tipo de transporte é necessário:
- Treinar os colaboradores
- Seguir as leis
- Possuir as documentações necessárias
- Ter sinalização
Conclusão
Apesar de apresentar grande risco à sociedade e ao meio ambiente, o transporte de combustíveis, realizado com todos os cuidados listados, diminui o risco de acidentes.
A Transportadora Garbuio, responsável por prestar serviços de transporte com alta qualidade, atende a todos os requisitos obrigatórios, prezando pela segurança e saúde tanto dos seus colaboradores como à sociedade em geral.
Acesse o site e conheça todos os serviços prestados.