Contribuímos com o desenvolvimento do país, atuando de forma sustentável, superando as expectativas de todos os nossos clientes.

(19) 2114-5000

faleconosco@garbuio.com.br

Rodovia Anhanguera, Km 143, Limeira - SP, CEP: 13140-000

Bem-vindo à Transportadora Garbuio!
Siga-nos!
Topo

Quais os cuidados ao transportar combustível?

O transporte e logística de qualquer produto envolve planejamento e padrões que precisam ser seguidos para garantir que a carga chegue em segurança no destino final. Tratando-se de itens inflamáveis, como é o caso de combustíveis, esse cuidado precisa ser redobrado. Isso porque, a falha no manejo dessa substância pode acarretar em prejuízos, não só para a empresa distribuidora, mas para a comunidade em geral.

Na sequência estão alguns cuidados que auxiliam na proteção da carga e das pessoas envolvidas, evitando prejuízos e garantindo o sucesso da operação.

Transporte de combustível

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), órgão brasileiro responsável pela gestão de transportes no país, o combustível é classificado como carga perigosa para locomoção. Isso porque ele se enquadra no grupo de produtos de natureza perigosa, os quais, sejam químicos, biológicos ou radiológicos, são prejudiciais para o meio ambiente, para a população e seus bens. Desse modo, é possível compreender a complexidade e responsabilidade que envolvem o correto transporte deste produto.

Cuidados

Uma das primeiras ações que a logística da empresa distribuidora precisa ter em seu planejamento está relacionada à escolha do caminhão-tanque. Devido ao risco envolvendo o transporte, é necessário que, além das condições padrões do veículo, como freio, motor e direção, seja também analisado o material que receberá o combustível, para que não exista possibilidade de reações indesejadas no meio do trajeto ou vazamento na pista. Após isso, é preciso que a carga seja identificada como classe de risco, usualmente representada por um losango vermelho.

Danos ao meio ambiente

Outra atenção que o deslocamento de cargas perigosas requer é a precaução e correta vedação para evitar vazamentos. Além do risco de explosão com a presença de faísca no local, ainda existe o dano ambiental causado. Caso o líquido chegue até lençóis freáticos, isso pode resultar em problemas de saúde para a população local. Se comprovado o crime ambiental, a empresa transportadora pode enfrentar severos problemas com multas e prestações de contas.

Boas práticas de transporte

Existem alguns tópicos que se seguidos corretamente garantem bons resultados no transporte de combustíveis, são eles:

  • Treinamento dos colaboradores: tão importante quanto a escolha do caminhão, é a capacitação da pessoa que guiará o veículo. Para isso, é fundamental que não só o motorista, mas todos os colaboradores que envolvam a preparação da carga sejam treinados e possuam os equipamentos de segurança necessários;

  • Seguir as leis ambientais: para evitar a exposição desnecessária da carga nociva, é recomendado restringir a circulação do caminhão-tanque. Isso significa traçar rotas que evitem áreas com população densa, reservas ecológicas e nascentes. Para esse controle, é preciso que o expedidor do produto esteja em contato com os órgãos fiscalizadores.

  • Documentação obrigatória: assim como os documentos do condutor precisam estar em dia, a documentação da carga é fundamental para entender a complexidade, e perigo, do que está sendo transportado;

  • Sinalização: como já recomendado, é preciso que a carga esteja identificada como classe de risco. Isso envolve a sinalização com rótulo de risco, painel de segurança e o número ONU. Esse número é um código composto por quatro dígitos que auxilia na identificação de materiais e artigos perigosos.

  • Transporte de outros produtos: segundo a regulamentação, é vedado o transporte de outros itens em conjunto com a carga de combustível. Isso envolve todo e qualquer artigo que seja designado para consumo humano ou animal, como medicamentos e alimentos, pelo risco de contaminação. Enquanto o caminhão possuir a função de transportar produtos perigosos, somente é permitida a presença do motorista e seus auxiliares.

Transportadora Garbuio

A Transportadora Garbuio trabalha com toda a responsabilidade e foco para garantir a segurança de toda sua rede. Afinal, são mais de 50 anos como referência no transporte de cargas que vão de “ A à Z”. Para isso foi necessário a busca constante por práticas de melhoria, que ainda guiam os processos da empresa para superar as expectativas dos clientes.

Para conhecer mais sobre a história da Transportadora Garbuio clique aqui.

Compartilhar