Os containers são peças metálicas que mudaram a maneira como fazemos logística. Eles permitem a organização e transporte de diversas cargas de forma sistematizada, e é umas das formas mais utilizadas hoje no mercado. Existem diversos modelos adaptados para as mais diferentes demandas, como é o caso dos containers refrigerados, próprios para alimentos perecíveis, por exemplo.
O processo de uso dos containers em importações e exportações se dão de duas maneiras: a carga é diretamente alocada em um container que é levado até um porto, onde será posicionado em uma embarcação, ou a carga é colocada no caminhão e, somente então, transferida para um container disponível no porto, antes de seguir para o navio.
Algumas vantagens do uso de containers
Maneira mais segura e com uma propensão menor a acidentes: não tendo que manusear a carga abertamente, estando protegida pela resistência do container, os produtos chegam em segurança aos seus destinos;
Uso mais eficaz do tempo de trabalho: como os containers são padronizados, eles podem ser empilhados de maneira estratégica e levam menos tempo para serem movidos de um lugar ao outro, podendo ser manejados por máquinas potentes e específicas para isso, como guindastes.
Multifuncionalidade: os containers não tem um fim único e isso possibilita que muitas cargas sejam transportadas dentro dessas estruturas.
Privilégios fiscais: você sabia que os containers são classificados como ferramentas do veículo de transporte? Isso faz com que a empresa tenha menos gastos com impostos, já que há regras diferenciadas para os mesmos.
Quais são os veículos ideais para o transporte de containers?
Eles são normalmente levados por embarcações de grande porte, por trens e por caminhões, a depender de seus destinos, sendo que as viagens marítimas são muito comuns, gerando grande parte do movimento em portos. É importante lembrar que cada um desses veículos deve ter uma estrutura específica, preparada para receber esse tipo de carga. O mais indicado para as rodovias são os caminhões Munck, que têm um gancho próprio para esse serviço. Muitas vezes, as estradas são a única forma de se acessar certos locais, então essa também é uma opção importante.
Legislação e Normas
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é a instituição ao qual é atribuída a criação de regras específicas para essa modalidade de transporte e as empresas que oferecem esse serviço devem seguir essas diretrizes.
A primeira lei a respeito foi 6.288, de 1975, propondo que as empresas seriam responsáveis pelos apetrechos de segurança, lacres invioláveis, sinalizadores e identificadores, assim como as mercadorias, enquanto estivessem em transporte. Atualmente estão em voga as leis 9.611 (1998); as portarias 285 (2003), 035 (2006), e a resolução 812 (de 2020), desenvolvidas pelo Contran.
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