O tema desgaste dos pneus é bastante sério para veículos de todos os tipos, uma vez que esse é um dos principais componentes quando o assunto é qualidade na locomoção.
E é ainda mais importante quando se fala dos caminhões, pois neste caso, encontramos o fato do veículo ser bem mais robusto e transportar cargas pesadas no cotidiano. Ou seja, a atenção quanto ao estado dos pneus também é essencial nos caminhões para evitar acidentes e custos desnecessários.
Uma das formas de manutenção preventiva em relação aos pneus é fazer o rodízio desse equipamento. Com isso, será possível alcançar um maior equilíbrio no desgaste dos pneus, além de mais segurança e estabilidade quando o caminhão estiver em uso.
Ao enfrentar um percurso difícil, com obras inacabadas, buracos, dentre vários outros obstáculos que acabam influenciando na diminuição da vida útil dos pneus, o rodízio pode ser uma boa opção. Além disso, outros fatores como o próprio peso do caminhão, das cargas envolvidas, bem como o clima, podem influenciar negativamente no estado físico dos pneus.
Quais as vantagens do rodízio de pneus?
O menor desgaste dos pneus é um dos principais motivos para se optar pelo revezamento. Com isso, todos os pneus do caminhão acabam passando por circunstâncias semelhantes ao longo das viagens. Em outras palavras, eles serão desgastados uniformemente, impedindo que um acabe estragando mais rapidamente que os demais, por exemplo.
Com o desgaste equilibrado entre os pneus dianteiros e traseiros, o resultado prático é uma maior estabilidade para o veículo. Essa troca periódica impede que o desgaste seja muito desproporcional entre os pneus do caminhão, sendo assim, haverá um favorecimento quanto ao funcionamento do veículo em ocasiões especiais, como é o caso de uma frenagem, bem como a direção durante curvas acentuadas.
Outra vantagem interessante está relacionada aos menores custos envolvendo manutenção de pneus ou até mesmo troca. Quem opta pela alternância dos pneus acaba aumentando a vida útil desse equipamento essencial para os veículos. Portanto, não é preciso fazer trocas frequentes em decorrência do desgaste ou manutenções para pequenos reparos.
Por fim, vale destacar o consumo mais eficiente de combustível proporcionado pelo rodízio de pneus. Como o desgaste será uniforme em decorrência do rodízio, resulta que a carga suportada é diminuída. Isso gera um menor atrito entre o pneu e o chão e, consequentemente, menor esforço por parte do caminhão para que ele continue em locomoção, gastando assim menos combustível.
Quando fazer?
A grande maioria das marcas de pneus, por meio do manual técnico, acaba recomendando que esse revezamento seja feito entre 5 mil quilômetros e 10 mil quilômetros rodados. Também é preciso estar atento ao período de validade dos equipamentos, bem como a rotação do estepe. É sempre preciso ler o manual do fabricante para fazer esse tipo de escolha, uma vez que essas recomendações podem variar de acordo com o tipo de pneu bem como o tipo do veículo em questão.
Dessa forma, uma vez que os pneus são de grande importância para o bom funcionamento, estabilidade e segurança do caminhão e do próprio motorista na estrada, estar atento aos detalhes que podem aumentar a vida útil desse equipamento é fundamental. O rodízio é uma prática excelente que oferece resultados importantes e pode resultar na economia de custos com a troca de pneus e manutenções.
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