Contribuímos com o desenvolvimento do país, atuando de forma sustentável, superando as expectativas de todos os nossos clientes.

(19) 2114-5000

faleconosco@garbuio.com.br

Rodovia Anhanguera, Km 143, Limeira - SP, CEP: 13140-000

Bem-vindo à Transportadora Garbuio!
Siga-nos!
Topo

Vida de caminhoneiro: Por que cuidar da saúde é importante?

Para empresas e prestadores de serviço, o foco na saúde do colaborador só tem a agregar para sua segurança, bem-estar e qualidade na direção.

Ser motorista de caminhão é estar em constante atenção e está longe de ser uma profissão fácil, mas que pode ser guiada com mais leveza quando a saúde está em dia. Para isso é preciso ter em mente as consequências que uma rotina com poucos exercícios físicos, má alimentação e sono desregulado podem trazer para o ambiente de trabalho. É preciso reconhecer os benefícios que manter comportamentos mais saudáveis podem trazer para a vida na estrada.

Para empresas e prestadores de serviço, o foco na saúde do colaborador só tem a agregar para sua segurança, bem-estar e qualidade na direção.

Veja algumas dicas sobre os cuidados com a saúde que o motorista precisa ter para se manter saudável:

1. Postura correta

Longos períodos na estrada e a tensão de estar sempre atento ao trânsito acabam minando a postura dos motoristas de caminhão. Com isso, é comum surgirem dor nas costas e desconfortos musculares. Para reduzir essas consequências é recomendado que o assento seja regulado de modo que o caminhoneiro alcance o volante e esteja totalmente apoiado no estofado, com o corpo em posição de 90º e pernas flexionadas. Desse modo se reduz a tensão e o espaço para posturas incorretas.

2. Alimentação e hidratação

Manter o organismo em pleno funcionamento é um ponto importante para todas as áreas da vida e não seria diferente para o trabalho com entregas. A tentação de realizar um lanche rápido pode trazer prejuízos a longo prazo. A falta de ingestão de água também é um problema, pois pode ocasionar pedras no rim e enxaquecas – sinais do corpo pedindo socorro. Para isso, é recomendado estar sempre com uma garrafa de água e, durante as paradas para refeições, optar por alimentos mais saudáveis.

3. Sono adequado

Parar para dormir não deveria ser considerada uma perda de tempo, mas, infelizmente, em muitos casos é. Seja para chegar o quanto antes em casa ou para cumprir um compromisso de prazo apertado, muitos motoristas acabam negligenciando esse importante momento de descanso para o corpo. Ter uma boa noite de sono auxilia na concentração e evita que o caminhoneiro adormeça no volante. O uso de substâncias estimulantes para driblar o sono causam falsa percepção da realidade e devem ser evitadas.

4. Prática de exercícios físicos

Por ser uma profissão que envolve longos períodos na mesma posição, é comum motoristas se queixarem de dores nas costas e outros problemas de articulação. A inclusão de pequenos exercícios físicos durante as paradas auxilia na circulação do sangue e ajuda no alongamento de membros tensionados. Não precisa ser nada complicado, alguns minutos caminhando e se alongando já garantem maior disposição e atenção na estrada.

5. Realizar consultas periódicas

Estar com os exames de rotina em dia é a melhor forma de se prevenir e não ser pego de surpresa, principalmente durante o trabalho. A partir de consultas periódicas é possível viajar mais atento a possíveis fatores de risco e adaptar a rotina para respeitar os limites do corpo. Uma forma de prevenção também é o uso de protetor solar nos braços e mãos, principalmente, pois são as partes mais expostas ao sol no trânsito.

Transportadora Garbuio

A Transportadora Garbuio tem o compromisso de oferecer condições seguras de trabalho para seus colaboradores e subcontratados. Esse comportamento está alinhado ao propósito de prestar serviços de transporte com qualidade e eficiência. Afinal, são mais de 50 anos no mercado e muitos outros pela frente, com foco sempre nas exigências dos clientes e no crescimento dos negócios.

Para conhecer mais sobre as soluções ofertadas pela Transportadora Garbuio clique aqui.

Compartilhar