O coque de petróleo é um produto sólido resultante da destilação do petróleo, obtido a partir do craqueamento das frações residuais pesadas.
Produz-se coque verde de petróleo através de três processos diferentes: O processo de coqueamento retardado, processo de coqueamento fluido e o processo flex. Utiliza-se nos três processos basicamente as mesmas matérias-primas, no entanto, as características do produto são bem distintas.
As matérias-primas comumente utilizadas são: óleo decantado de unidades de craqueamento fluido catalítico, alcatrão de craqueamento térmico, resíduos de destilação a vácuo, resíduo asfáltico de unidades de desasfaltação e outros óleos pesados.
No Brasil o processo utilizado nas unidades de coqueamento de petróleo é o coqueamento retardado, onde a carga é recebida no fundo da torre de destilação combinada e se mistura com o reciclo interno de óleo não-coqueado. Essa carga é posteriormente bombeada para aquecimento em fornos cuja temperatura é da ordem de 500 °C.
No transporte terrestre o coque é levado ao seu destino final ou armazém, recebe uma ficha chamada de ficha verde e contém todas as informações necessárias sobre a carga, riscos, uso de EPI (Equipamento de proteção individual), natureza do material, etc.
O operador, dentro de suas respectivas áreas de responsabilidades, deve assegurar que onde estejam sendo transportadas ou manuseadas o coque verde devem seguir algumas recomendações, no caso da emissão de poeira nociva. Onde o transporte, manuseio e estocagem possam causar a emissão de poeira, todas as precauções necessárias devem ser tomadas para prevenir e minimizar tais emissões e para proteger as pessoas dessas poeiras.
A proteção deve incluir o uso de roupas apropriadas, proteção respiratória, e cremes de proteção, quando necessário, bem como higiene pessoal e lavagem da roupa usada no ambiente. Já no caso de emissão de poeira explosiva onde o transporte e o manuseio possam provocar a emissão de poeira sujeita a explosão por ignição, devem-se tomar todas as precauções para evitar possíveis explosões e também para minimizar os efeitos das explosões caso elas ocorram.
As medidas de precauções devem incluir ventilação de espaços fechados para limitar a poeira na atmosfera, evitar fontes de ignição, diminuir a altura das paredes de materiais, e lavar o chão com mangueira ao invés de varrer.
TRANSPORTADORA GARBUIO
A Garbuio é referência no transporte dos mais variados tipos de cargas, inclusive o Transporte de Coque de Petróleo.
Clique aqui e conheça mais sobre os serviços da Garbuio.