Quando se trata de transporte de cargas pesadas, todo cuidado é pouco, pois qualquer acidente pode tomar grandes proporções.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) atualmente são mais de 2 milhões de caminhões em trânsito, muitos deles transportando cargas pesadas. São inúmeros os desafios de quem trabalha com esse tipo de carga e é também por isso que a confiança em profissionais do transporte responsáveis e preparados é fundamental.
Medidas de segurança
É indispensável entre as transportadoras o uso de medidas de segurança para garantir a integridade da carga e de quem a está transportando frente à possibilidade de roubos, principalmente se tratando de cargas de maior valor, como carros, ou equipamentos elétricos. O planejamento da viagem por vias mais seguras, o treinamento do motorista frente a situações de perigo e o uso de rastreadores de carga, são medidas necessárias para qualquer empresa do ramo dos transportes.
O peso da carga
Os principais dilemas no transporte de uma carga pesada é o peso, propriamente dito. O grande volume das cargas exige um manuseio técnico e cuidadoso, com atenção redobrada para evitar acidentes. Além, é claro, do uso dos equipamentos e veículos adequados para essa atividade.
Regras de transporte
Além do profissional devidamente capacitado e treinado para o manuseio de cargas pesadas, é importante voltar a atenção para algumas regras de segurança, como, por exemplo, o uso de veículos capazes para o transporte. O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), regulamenta as dimensões adequadas para os veículos de acordo com o volume da carga que irão carregar, suas dimensões mínimas e máximas, bem como o peso máximo (45 Toneladas).
É importante se informar também sobre o horário de tráfego adequado para o transporte da carga em questão. Por exemplo, no estado de São Paulo, o transporte de cargas pesadas deve acontecer entre 22h e 6h, sendo necessário que os órgãos competentes sejam avisados.
Algumas cargas podem exigir também o auxílio de escolta durante o seu transporte, como para cargas com mais de 5 metros de altura.
Frotas especializadas
O transporte de maquinário pesado acaba sendo a principal tarefa daqueles que trabalham com a logística de cargas com grande volume. Nestas operações, é necessário o uso de frotas especializadas com caminhões munck, carrocerias estendidas, caminhões-prancha e em alguns casos o desmonte da carga para que ela seja transportada por partes. Em geral, trata-se de maquinário usado para a agricultura e indústria.
A importância de contar com uma equipe qualificada e profissional
Transportes deste porte e desta responsabilidade, exigem uma equipe à altura. É preciso escolher bem os profissionais colaboradores envolvidos para compor a equipe de transporte.
Para a locomoção de cargas pesadas é preciso muito mais do que apenas os carregadores e do motorista que, aliás, precisa ter a carteira de habilitação C, D, e E ou permissão legal equivalente que permita fazer este transporte. Os demais integrantes da equipe precisam estar devidamente capacitados.
A complexidade do transporte de cargas pesadas exige muita atenção e zelo, já que a chance de acidentes fica maior quando o tamanho e volume da carga também aumentam.
TRANSPORTADORA GARBUIO
Há mais de 50 anos no mercado de transportes, a Transportadora Garbuio conta com um amplo parque de caminhões renovados periodicamente, além de maquinário adequado para o transporte das mais diversas cargas.
Também possui uma equipe muito bem qualificada e constantemente treinada e que opera com os melhores processos garantindo qualidade total e superação das expectativas dos seus clientes.
Saiba mais clicando aqui.