Apesar de ser conhecido por ser um veículo de transporte potente, os cuidados com o caminhão não devem ser deixados de lado, principalmente em relação ao peso da carga durante longos percursos.
Mesmo pensando em economizar tempo e dinheiro, optar por fazer o transporte de cargas em peso inadequado pode colocar em risco tanto a vida do motorista, quanto a vida das demais pessoas que circulam pelas rodovias. O prejuízo provocado por essa prática é muito inferior aos benefícios aparentes.
Levando isso em consideração, conheça os riscos do excesso de carga nas estradas:
1. Falha mecânica
Uma vez que o veículo é construído para suportar uma determinada quantidade de peso, exceder seus limites pode significar prejuízos em vários dos seus segmentos. Com o peso excessivo, o caminhão precisará realizar um maior esforço para atender às condições demandadas e, sendo este um esforço inadequado, o resultado é o comprometimento dos seus mecanismos.
Com as falhas mecânicas, será exigida uma frequência muito maior de revisões e trocas de peças, ou seja, despesas cada vez maiores e prejuízos financeiros. Além disso, as falhas que atingem pneus em freios podem tornar o percurso muito perigoso para o motorista e outras pessoas.
2. Aumento do gasto com combustível
O aumento do gasto com combustível é mais um grande fator de impacto financeiro para o motorista, além de toda a questão ambiental por trás desse ponto. Para carregar o peso em excesso, o veículo terá que fazer mais rotações, sendo preciso levar em consideração a velocidade mais baixa, que implica em um gasto maior de combustível comparado ao mesmo percurso, mas com cargas menores.
3. Multas
Além dos danos previamente citados, a sobrecarga em caminhões pode provocar multas. Sendo classificada como uma infração média pelo Código Brasileiro de Trânsito (CBT), há a possibilidade de multa financeira de acordo com a quantia de carga em excesso, além da própria retenção do veículo. Por isso, é importante se ater à lei e evitar prejuízos ao seu caminhão.
4. Conservação das estradas
Nem todo mundo sabe, mas o excesso de carga em caminhões pode provocar um grande prejuízo para os asfaltos. Isso ocorre porque com o sobrepeso no solo, há o desgaste e degradação da pista como consequência pela má divisão do peso nos eixos. Este tipo de dano prejudica a todos que circulam pelas vias, incluindo prejuízos financeiros por parte do governo, que precisará investir novamente na construção da pista em detrimento de algo que poderia ser facilmente evitado.
5. Acidentes
O excesso de peso pode provocar tombamentos durante o percurso, uma vez que não possui estrutura para carregar o sobrepeso. Além disso, com o aumento excessivo, o controle sobre o veículo também se torna uma dificuldade, afinal, a própria condução fica mais pesada. O grande motivo por trás dessa situação é o efeito da sobrecarga sobre os freios do caminhão, que provoca uma instabilidade considerável. A partir disso, desviar de obstáculos, ou até mesmo outros carros, se torna um processo mais lento e que, muitas vezes, resulta em acidentes.
Além dos freios, outros mecanismos de segurança do veículo são igualmente projetados para suportar uma certa quantidade de peso, ao exceder esse limite, o funcionamento de todas essas instâncias são prejudicadas, facilitando a ocorrência de acidentes mais graves.
Transportadora Garbuio
Pensando no transporte seguro e consciente, a Transportadora Garbuio oferece um serviço focado em atender às demandas do cliente, garantindo sua satisfação e crescimento nos negócios.
Para isso, a transportadora segue as medidas legais necessárias, de forma a prezar pela saúde e segurança de todos os envolvidos.
Clique aqui e conheça mais sobre a Transportadora Garbuio.